Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Familia Militar
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Dia da Familia Militar

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 14h54
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 14h55

Sâo Borja (RS) - A Portaria do Comandante do Exército nº 650, de 10 de junho de 2016, aprovou a entronização de D. Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802 a 1873) como Patrona da Família Militar e estabeleceu o dia 18 de setembro, seu nascimento, como o Dia da Família Militar, consagrando e incentivando o sentimento de família no seio da Força.

Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, em 1802, casada com o major do Exército Manoel Mendes da Fonseca. Tinha no sangue a ascendência judaica, negra e indígena. Rosa da Fonseca teve 10 filhos, duas mulheres, Emília e Amélia, e oito homens, todos militares. Ao eclodir a Guerra do Paraguai todos seguiram para o campo de batalha, restando com ela Pedro Paulino, tenente reformado do Exército e futuro governador de Alagoas.entimento de família no seio da Força.

Em Curuzu, tombou o primeiro de seus filhos, o alferes Afonso Aurélio, aos 21 anos de idade. Na sangrenta batalha de Curupaity perde outro filho, o capitão de infantaria Hyppólito. Na célebre batalha de Itororó cai o major de infantaria Eduardo Emiliano e são gravemente feridos dois outros filhos, Hermes e Deodoro, este com três balas de fuzil. Ao receber a comunicação da morte do terceiro filho, teria dito: “Sei o que houve. Talvez até Deodoro esteja morto, mas hoje é dia de gala pela vitória; amanhã, chorarei a morte deles”. Festejava a vitória das armas brasileiras em Itororó.

Três filhos mortos em combate. Dos sete que retornaram, Deodoro tornou-se Proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. O General de Brigada João Severiano, médico, foi escolhido patrono do Serviço de Saúde do Exército. Finalmente, o Exército instituiu o 18 de setembro, data natalícia de Dona Rosa da Fonseca, a Matriarca Exemplar, o dia da Família Militar, e Dona Rosa, Patrona da Família Militar Brasileira.

Ao instituir o dia 18 de setembro, data natalícia de D. Rosa da Fonseca, a matriarca exemplar, como o Dia da Família Militar, o Exército Brasileiro presta a devida homenagem à família na figura dessa respeitada e admirada esposa e mãe de militares, reconhecendo a importância do espírito de sacrifício e de luta, que possibilita aos integrantes da Força Terrestre alcançarem o sucesso pessoal e profissional, com o sentimento de dever cumprido, seja qual for a missão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página