Guarnição
MINISTÉRIO DA DEFESA
EXÉRCITO BRASILEIRO
1ª COMPANHIA DE ENGENHARIA E COMBATE MECANIZADA
INFORMATIVO DE BOAS VINDAS
O Comando da 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizado apresenta a V.S.ª as BOAS -VINDAS à Guarnição de São Borja e os votos de que vossas expectativas sejam plenamente satisfeitas.
Com os dados contidos nesta cartilha, pretendemos fornecer a V.S.ª informações para uma ambientação mais rápida à cidade, ao povo da terra são-borjense e a todos que aqui habitam.
Tenha uma feliz estada na capital do Fandango, juntamente com vossa digníssima família.
Histórico
Rio Grande do Sul
O território hoje ocupado pelo Rio Grande do Sul está entre as áreas do País que mais demoraram a receber a ocupação do colonizador português.
Na região viviam índios gê, pampeano e os guarani. O grupo gê, também chamado de tapuia, estava na região denominada "Cima da Serra". Nesse local ainda vivem remanescentes de índios caingangues. O local é ocupado atualmente pelas cidades de Bom Jesus, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e São Francisco de Paula.
Vinte e três anos após a definição das fronteiras do Rio Grande do Sul, o estado passou a receber uma leva de imigrantes alemães.
A presença dos imigrantes permitiu a diversificação da economia com a instalação do modelo de estâncias agrícolas.
São Borja
São Borja é uma das cidades gaúchas mais embebidas na história do Estado.
Fundada em 1682, pelo jesuíta Francisco Garcia, como o primeiro dos Sete Povos das Missões, notabilizou-se como ponto estratégico na Guerra do Paraguai e ganhou dimensão nacional principalmente por ter sido o berço, e por abrigar os túmulos de dois ex-presidentes, Getúlio Vargas e João Goulart.
Em 1954, ano importante por ter sido o da morte de Getúlio, o município de São Borja se caracterizava por abrigar um rebanho bovino de 363 mil animais e um ovino de 212 mil cabeças, base de sua economia. Nome anterior: São Francisco de Borja.
Providências Gerais Anteriores ao Desligamento
Férias, trânsito e instalação
Por ocasião da apresentação na 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizado, verifique a situação relativas as férias ainda não gozadas.
Ao definir os dias de desligamento e de início de trânsito em sua OM de origem, realize o planejamento regressivo do tempo, de forma que não haja lacunas entre o desligamento da OM de Origem com a data de apresentação por término de trânsito.
Por ocasião da apresentação na 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizado realize o planejamento de sua instalação com brevidade e oportunidade.
Tenha ATENÇÃO com a publicação das diversas datas relativas à sua movimentação em suas folhas de alterações, bem como da contagem de tempo de serviço acumulado.
Ficha Individual (DGP)
Por ocasião da apresentação na 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada, o militar deverá estar com a sua Ficha Individual do DGP atualizada, particularmente em relação aos cursos, aos estágios, à habilitação de idiomas, ao TAF e ao TAT, dentre outros.
Assuntos de Pagamento
CODOM da 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada – 1ª Cia E Cmb Mec: 034843.
Solicitar em sua OM de origem:
1- A transferência do pagamento para o CODOM da 1ª Cia E Cmb Mec no mês anterior ao da sua apresentação;
2- A remessa dos documentos integrantes da Pasta Individual para Habilitação à Pensão Militar. Conforme o caso, no DIEx de remessa desses documentos deve ser feita referência ao boletim do DGP que homologou as cotas de compensação orgânica, anexando-se a declaração de saltos expedida pela Bda Inf Pqdt e a cópia do documento que determinou desconto de pensão judiciária. Para o militar que faz jus ao recebimento da assistência pré-escolar, deve constar, ainda, qual foi o último mês em que foi paga a mensalidade referente a este benefício;
3- A transcrição, em suas folhas de alterações, da remuneração do ano-base do PIS/PASEP, conforme o constante da RAIS;
4- Se residente em PNR, o cancelamento do desconto automático no mês anterior ao ajuste de contas e a liquidação dos débitos com todos os setores, a fim de evitar restituições;
5- A anulação de possíveis gratificações e/ou indenizações que deixarão de ser percebidas, em função da movimentação;
6- A eventual anulação de descontos em favor de entidades consignatárias.
Se for de seu interesse, transferir a conta-corrente para a guarnição de São Borja. A Cidade possui as seguintes agências:
Caixa Econômica Federal - R. Cândido Falcão, 1141 - Centro - (55) 3431-0600
Bradesco - Av. Pres. Vargas, 2100 - Centro - (55) 3431-2100
Itaú - Rua Gen. Marques, 1112 - Centro - 0800 970 4828
Banco do Brasil - Av. Pres. Vargas, 2122 - (55) 3431-3800
Santander - Av. Pres. Vargas, 2024 - (55) 3430-9300
Banrisul - Rua Olinto Arami Silva, 980-1028 - (55) 3431-1219
Sicredi - Av. Pres. Vargas, 1888 - (55) 3431-1942
Assuntos de Administração
Comprovação de transporte - A Portaria n° 374, de 31 de julho de 2002, estabelece os procedimentos para a comprovação do transporte, de acordo com o Decreto n° 4.307, de 18 de julho de 2002. Em vista disso, os militares transferidos, deverão trazer uma cópia da página do Boletim Interno da OM de origem que publicou a parte de opção da movimentação para a 1ª Cia E Cmb Mec.
Informações de Interesse Geral
Endereço
1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada – Av. Júlio Tróis 1390, Bairro Várzea - (55) 3431-3450
Meios de Hospedagem
Hotel de Trânsito de Oficias
A Guarnição possui Hotel de Trânsito para Oficiais, localizado no interior da Vila Militar dos Oficiais na Rua Dep. Olinto Arami Silva, s/n.º no centro da cidade, com as seguintes características: 4 unidades habitacionais disponíveis (uma suíte), com ar-condicionado, frigobar, aparelho de TV a cabo e banheiro privativo. O HT conta também com uma sala de estar com TV LCD e copa para refeições. Café da manhã incluído na diária.
Hotel de Trânsito de Subtenentes e Sargentos
A Guarnição possui Hotel de Trânsito para St/Sgt localizado no interior da Vila Militar dos St/Sgt na Rua Quatorze de Julho, s/n.º no Bairro do Passo, com as seguintes características: 4 unidades habitacionais disponíveis, com ar-condicionado, frigobar, aparelho de TV LCD e banheiro privativo. Café da manhã incluído na diária.
Clubes Militares da Guarnição
Clube dos Oficiais: Rua Olinto Amari Silva 1630, Telefone (55) 3431-1713
Clube dos Subtenentes e Sargentos: Rua Quatorze de Julho, 230, Telefone (55) 3430-3025
Próprios Nacionais Residenciais (PNR)
Vila dos Oficiais, com 4 (quatro) residências destinadas a militares da 1ª Cia E Cmb Mec.
Vila dos Subtenentes e Sargentos, com 6 (seis) residências destinadas a militares da 1ª Cia E Cmb Mec.
Praças de Esporte
São Borja conta com ginásio poliesportivo localizado na praça Assis Brasil, na rua Vereador Alberto R. Benevenuto, 2370, um parque de exposições destinado também a competições de tiro de laço localizado na rua de acesso a ponte internacional, o parcão que conta com uma pista de skate, 3 quadras poliesportivas, e uma pista para corrida, localizado rua Gen. Marques, 2-154 - Centro, temos também a praça Tricentenário que conta com quadras esportivas, academia ao ar livre, espaços de lazer e memorial referente aos 300 anos de São Borja, localizado em frente a rodoviária municipal na rua Félix da Cunha, 1540 - Piraboi .
Cultura e Arte
Museu da Estância - Os Angueras
Criado em 1982, o Museu Ergológico de Estância, foi fundado pelo grupo amador de artes “Os Angueras”, e está localizado na Rua João Palmeiro, n° 2318. O local abriga um acervo mobiliário da década de 1920, que retratam como era a lida campeira naquela época. Na linha folclórica, o museu da Estância é um dos únicos museus especializados em ergologia campeira do Brasil e um dos mais importantes do Estado.
Cemitério Paraguaio
No local, há uma cruz e um pórtico lembrando a batalha e os mortos no combate, toda a região serviu de palco para a batalha contra os paraguaios comandados por Solano López, que invadiu o Brasil por São Borja, em 10 de janeiro de 1865.
Ponte da Integração
Através da Ponte da Integração é possível visitar a República Argentina e desfrutar de excelentes atrações. Em Santo Tomé, por exemplo, há diversos passeios e lugares que valem a pena conhecer nessa cidade missioneira.
Monumento Tricentenário
A cidade de São Borja foi fundada em 1682 e este monumento foi inaugurado em 1982, em homenagem aos 300 anos do município. O monumento localiza-se próximo à rodoviária, em uma das ruas de entrada da cidade, Rua Eurico Batista da Silva.
Estação da Cultura
O prédio inaugurado em 1913 e construído como parte da Estrada de ferro que ligava Barra do Quaraí e Itaqui, atualmente é a Estação Cultural, que abriga o arquivo histórico, a Banda Municipal e o CCSB.
Túmulo Maria do Carmo
O local é conhecido por ser o lugar onde ela foi morta, onde seus restos mortais foram descobertos e também é local onde costumam relatar aparições de sua imagem.
Cemitério Jardim da Paz
Local onde estão sepultados o ex-presidente da República João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, além da família Vargas. Lá também estão os restos mortais de Barão de São Lucas e do republicano abolicionista Apparício Mariense da Silva.
Mausoléu Getúlio Vargas
Projetado por Oscar Niemeyer, esta obra foi inaugurada em 2004, na passagem dos 50 anos de falecimento do grande estadista brasileiro e São-borjense. No local estão depositados os restos mortais de Getúlio Vargas.
Museu do Getúlio Vargas
A casa onde viveu Getúlio Vargas em São Borja abriga espaço para pesquisa.
O casarão onde Getúlio Vargas viveu parte da vida com a esposa Darcy Sarmanho Vargas e os filhos, o local abriga um acervo de mais de 2 mil itens que rememoram a trajetória do estadista gaúcho.
O lugar que abriga o extenso acervo ganhará novo status: além da visitação de turistas e curiosos, o museu é um importante espaço para pesquisas. Os itens incluem fardas, ternos e objetos de uso cotidiano, além de relíquias fotográficas que retratam diferentes momentos do estadista. Para historiadores, trata-se de uma rara coleção.
Museu do João Goulart
O casarão que pertenceu à família do ex-presidente da República foi doado ao município e restaurado com apoio da iniciativa privada. O espaço cultural disponibiliza fotografias e objetos pessoais de Jango, materiais que estavam no Museu da República, no Instituto João Goulart, administrado pela família, e na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e também presentes recebidos em diferentes países. Os visitantes podem ainda assistir a vídeos e conhecer móveis originais do local. Na área anexa à casa, nos fundos do terreno, onde Jango, o irmão Ivan e amigos como Deoclécio Motta, costumavam brincar, foram instalados um escritório do Instituto João Goulart, uma cafeteria e uma loja de produtos artesanais. Construído em 1927, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico do Estado em 1994. Fica na Avenida Presidente Vargas, 2033, no Centro, mesma rua do museu Getúlio Vargas. O projeto de restauração foi executado pela Lahtu Sensu Administração Cultural e pela Cida Planejamento Cultural, com apoio da prefeitura, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul (Iphae) e patrocinado pela AES Sul, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O local permite que as gerações mais novas conheçam a trajetória de Jango e parte da história brasileira.
Cais do Porto
Este Porto foi inaugurado no dia 09 de dezembro de 1997. No lugar onde há o mais bonito pôr-do-sol da região, encontramos uma completa infraestrutura com bares que servem o típico peixe frito. É um local moderno, situado junto ao antigo porto onde havia a travessia de balsas.
O Cais do Porto e o Rio Uruguai oferecem excelentes alternativas de lazer, diversão e esportes, em um ambiente único e característico da cidade. No local a gastronomia típica de alta qualidade oferece diversas opções a La Carte, buffet e pratos à base de peixe.
Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.
A Semana Farroupilha é regulada por uma Lei Estadual e Regulamentada por um Decreto. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e no nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações Culturais, artísticas e onde se realizam as mostras e os desfiles destacando-se o realizado a cavalo.
Mais uma vez, São Borja promete ser a “Capital Gaúcha do Fandango” na Semana Farroupilha. Serão 94 bailes em quatro CTGs e 11 piquetes Isso mesmo! 94 bailes! Só nos quatro principais centros de tradições (Boitatá, Tropilha Crioula, Farroupilha e João Manoel) serão 30 fandangos. A programação na maioria das entidades começa dia 13.
Hotéis
Hotel Obino - Endereço: Rua Coronel Lago, 1722 - Centro, São Borja - RS, 97670-000 -Telefone: (55) 3431-1063 - reservassaoborja@hoteisobino.com.br
Obs: quartos com dois lugares, diárias a partir de R$ 290,00
Hotel Al-Manara - Endereço: Av. Pres. Vargas, 1913 - Centro, São Borja - RS, 97670-000 - Telefone: (55) 3430-3436 - hotelalmanarasb.com.br/contato/
Obs: quartos com dois lugares, diárias a partir de R$ 220,00
Raffaelo Hotel - Endereço: Rua Sd. Mancias Alves, 2326 - Centro, São Borja - RS, 97670-000 - Telefone: (55) 3431-1716 - booking.com/hotel/br/rafaello.pt-br.html
Obs: Quartos com dois lugares, diárias a partir de R$ 270,00
Restaurantes da cidade
Churrascarias
Churrascaria do Alemão - Endereço: Rua 13 de Janeiro, 2150 – Pirahy, Telefone: (55) 3431-3537
Restaurante e Churrascaria Missões - Endereço: Rua Gen. Marques, 1675 – Centro, Telefone: (55) 3431-1364
Cozinha Regional
Restaurante Aquarela – Endereço Rua Gen Serafim Dornelles Vargas, 971 – Centro, Telefone (55) 3431-4603
Restaurante Almanara – Endereço Av. Pres Vargas, 1903 – Centro, Telefone(55)34303436
Pizzarias
Restaurante e Pizzaria Algo Mais - Endereço: Rua Vereador Euríco Batista da Silva, 47 – Centro, Telefone (55) 3430-3806 Caçula Pizzas - Endereço: Rua Riachuelo, 907 - Centro, Telefone: (55) 3431-7900
Ensino
Possui várias escolas municipais e estaduais e 2 particulares (Adventista e Sagrado Coração de Jesus), ambas no centro da cidade. A escola estadual de maior respaldo é o CESB, muito concorrida na cidade. Ensino Superior: Possui Universidade estadual UERGS, federal UNIPAMPA, Instituto Federal Farroupilha com cursos técnicos e nível superior, e particular Urcamp e Uniderp.
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA (Campus São Borja)
Instituto Federal Farroupilha- IFFAR (Campus São Borja)
Capitulo 9: Transporte
Rodoviário
Urbano:
- Linhas regulares para os principais bairros.
- Transportes alternativos (motos, táxis, vans).
Interestadual
- Confortáveis ônibus interligam PICOS às principais cidades do Estado e demais Estados brasileiros.
Estação Rodoviária: R. Félix da Cunha, 1540 - Paraboi, São Borja - RS, 97670-000, (55) 3431-1760
Aéreo
Existe no município um aeroporto, com pista asfáltica medindo 1500 x 24 m, adequado para pouso de pequenas e médias aeronaves.
Aeroportos mais próximos: Aeroporto de Itaqui 77.3 km, Aeroporto Alegrete Novo 126.2 km e Aeroporto Internacional Rubem Berta 159.9 km
Dados Gerais de São Borja
População
Segundo dados do IBGE do ano de 2015 a população de São Borja era de 62 990 habitantes, porém hoje temos aproximadamente 70.000 hab. na região.
Economia
São Borja tem sua economia voltada para a agropecuária, na criação de ovinos e bovinos, e na plantação de arroz e soja.
Supermercados
Walmart - Rua Gen. Serafim Dornelles Vargas, 898, Telefone: (55) 3430-5100
Baklizi - Rua Gen. Marques, 350, Telefone: (55) 3430-3731
Rede Vivo Supermercados - Rua Barão do Rio Branco, 2660, Telefone: (55) 3430-4268
Clima
Em São Borja, o verão é quente e abafado; o inverno é curto e ameno. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 11 °C a 33 °C e raramente é inferior a 3 °C ou superior a 37 °C.
Baseado no índice de turismo, as melhores épocas do ano para visitar São Borja e realizar atividades de clima quente são do meio de março ao fim de maio e do fim de agosto ao início de dezembro.
Energia Elétrica
São Borja usa a voltagem: 220 V - 60 ciclos em sua rede de distribuição elétrica.
Meios de Comunicação
- Sistema DDD e DDI oferecidos pela Anatel;
- Telefonia celular;
- 04 (quatro) provedores de Internet;
- 02 (duas) agências dos Correios;
- 03 (três) rádios FM;
- 02 (duas) rádios AM;
- 01 (um) jornais periódicos;
- 01 Emissora de TV local – TV RBS, canal 8;
Assistência Médico-Hospitalar
Hospital Público
Hospital Ivan Goulart - Endereço: Av. Pres. Vargas, 1440, Telefone: (55) 3431-1650
Atendimento de Saúde para a Família Militar
PMGU -Endereço: Av. Júlio Tróis, 2032 - José Pereira Alvarez, Telefone (55) 3431 – 3177
Horários de atendimento:
Segunda a Quinta: 08:00h até as 17:00h, Sexta: 08:00h até as 12:00h
Sábados, Domingos e feriados somente com os sobreavisos
Fora deste horário contamos com um médico(a) de sobreaviso e um(a) dentista.
Farmácias
Farmácias São João – Av. R. Francisco Miranda, 944, Telefone: (55) 3430-4054
MB Farmácias - Rua Gen. Marques, 1050, Telefone: (55) 3431-1738
Panvel Farmácias - Rua Gen. Osório, 2160, Telefone: (55) 3431-2869
Quadro de Distâncias Rodoviárias
Rodoviárias
São Paulo: 1094 km Rio de Janeiro: 1431 km Salvador: 2516 km
Brasília: 1657 km Fortaleza: 3335 km Belo Horizonte: 1568 km
Manaus: 2879 km Curitiba: 757 km Recife: 3188 km
Porto Alegre: 484 km Belém : 3133 km Goiânia : 1503 km
Guarulhos : 1108 km Campinas : 1100 km São Luís : 3163 km
Obs.: Distâncias calculadas em linha reta
Aeroportos próximos
São Borja conta com um aeroporto que faz escalas de Porto Alegre a São Borja, situado na Av. Sen. Salgado Filho, 2581.
Os demais aeroportos próximos ficam em:
Aeroporto de Itaqui 77.3 km
Aeroporto Alegrete Novo 126.2 km
Aeroporto Internacional Rubem Berta 159.9 km
Canção da Engenharia
Quer na paz, quer na guerra, a Engenharia
Fulgura, sobranceira, em nossa história
Arma sempre presente, apóia e guia
As outras Armas todas à vitória.
Nobre e indômita, heróica e secular
Audaz, na guerra, ao enfrentar a morte,
Na paz, luta e trabalha, sem cessar,
Pioneira brava de um Brasil mais forte.
O castelo lendário, da Arma azul-turquesa
Que a tropa ostenta, a desfilar, com galhardia
É um escudo de luta, é o brasão da grandeza
E da glória sem fim, com que forja a defesa
E é esteio, do Brasil, a Engenharia.
Face aos rios ou minas, que o inimigo
Mantém, sob seu fogo, abre o engenheiro
A frente para o ataque e, ante o perigo,
Muitas vezes, dos bravos é o primeiro.
Lança pontes e estradas, nunca falha,
E em lutas as suas glórias ressuscita,
Honrando, em todo o campo de batalha,
As tradições de Villagran Cabrita.
O castelo lendário, da Arma azul-turquesa
Que a tropa ostenta, a desfilar, com galhardia
É um escudo de luta, é o brasão da grandeza
E da glória sem fim, com que forja a defesa
E é esteio, do Brasil, a Engenharia.
Letra: Aurélio de Lyra Tavares
Música: Hildo Rangel
Uniforme de Apresentação pronto na 1ª Cia E Cmb Mec
O Uniforme a ser utilizado para apresentação é o 5º A1
Outras Informações
Se for necessário algum contato, procure o seu padrinho ou a 1ª Seção pelo (55) 3431-3450 RAMAL 201 nos horários de expediente: Segunda a Quinta das 7:45h às 17:15h – horário de almoço de 12:00h às 13:30h e, às Sex, de 08:00h ás 12:00h, (55) 3431-3450
- Nos meses de dezembro e janeiro há previsão de modificação destes horários.
- O horário diário de TFM das 15:30h às 17:00h
Seja bem-vindo!
Esperamos que as informações fornecidas sejam de grande valia para V. Sra. e família, e tenha facilitado a sua chegada a São Borja e ao Comando da 1ª Companhia de Engenharia e Combate Mecanizada.
Siga nosso Instagram: https://www.instagram.com/1ciaecmbmec_exercito
Dúvidas contatar nosso Email: comsocial@1ciaecmbmec.eb.mil.br
Redes Sociais