SÃO BORJA - RIO GRANDE DO SUL
O município de São Borja foi fundado em 1682 e elevado a vila em 21 de maio de 1834. O município está a uma distância de 595 Km da capital do Estado e possui uma área de 3.371.05 Km2.
A população urbana é de, aproximadamente, 57.800 e a população rural de, aproximadamente, 7.100 habitantes. Segundo dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há 64.820 habitantes no município, perfazendo a densidade populacional equivalente a 19,23 Hab. / Km2.
O município limita-se com São Nicolau, Garruchos, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Santiago, ltaqui, Maçambará e com a República Argentina através do Rio Uruguai.
Em meados de 1682, o Padre Francisco Garcia de Prada (Jesuita Espanhol) atravessou o Rio Uruguai para fundar a redução de São Francisco de Borja, dando início à segunda fase da colonização das Missões e marcando a então redução jesuítica na história, como sendo o primeiro dos chamados “Sete Povos das Missões” a ser organizado após destruição das Missões Orientais pelos bandeirantes paulistas.
Em 1690, a redução recebeu a denominação de Povo das Missões Jesuíticas, sendo, desta forma, reconhecida como Jurisdição Social e Religiosa sob domínio político da Espanha.
Em 1801, o Povo das Missões Jesuíticas de São Francisco de Borja passou para o domínio Português, sob a liderança do Capitão de Dragões Francisco Barreto Pereira Pinto, que mandou o Cabo Manoel dos Santos Pedroso e José Borges do Canto, desertor do Regimento de Dragões, conquistarem o Povo de São Francisco de Borja, depois que Gabriel de Almeida e Manoel dos Santos Pedroso conquistaram o município de Rio Pardo através de Resolução Provincial, assinada pelo Presidente Manoel Antônio Galvão, obtendo assim a sua autonomia.
O primeiro Vereador da Câmara Municipal de São Borja foi João José da Fontoura Palmeiro em Abril de 1834; Freguesia em 21 de Maio do mesmo ano, foi elevada à Vila através de Termo Municipal.
Em 1887 recebeu a designação de cidade.O município foi influenciado na parte religiosa em virtude da própria fundação ser de origem católica, sendo esta a religião predominante.
No setor político, São Borja é chamada de “Berço do Trabalhismo”, sendo que dois Presidentes da República tiveram São Borja como terra natal (o Presidente Getúlio Dornelles Vargas e o Presidente João Goulart). Até hoje, São Borja tem, no trabalhismo, fortes influências dentro do município.
Seu povo é formado por pessoas oriundas de várias etnias e pelo gaúcho típico, com usos e costumes próprios e fortes raízes no campo.
Na área cultural, o município tem seu acervo basicamente nos museus Missioneiro e Getúlio Vargas, que funciona na antiga casa de Getúlio Vargas. Também dispõe da Sala Histórica do Regimento João Manoel, com peças bélicas, e o Museu da Estância, de propriedade do Grupo Amador de Arte “Os Angüeras".
O nativismo e o culto das tradições influenciam enormemente a população.
Os grupos de cultura nativa que mais se destacam são:
Santa Fé de Cultura Nativa e Os Angüeras.
Os Centros Tradicionalistas que mais se destacam são:
Centro Nativista Boitatá; Centro de Tradições Gaúchas Tropilha Crioula; Centro de Folclore e Tradições Gaúchas Farroupilha, Piquete de Tradições Gaúchas João Manoel e Centro de Tradições Gaúchas Revivendo a Tradição. Existem vários piquetes no perímetro urbano e rural do município.
Acontece anualmente o Festival da Barranca, que é realizado às margens do Rio Uruguai, com apresentação de músicas e poesias nativas.
Outro Festival que ocorre com periodicidade anual é a Ronda de São Pedro, promovida pelo Centro Nativista Boitatá.
No mês de outubro realiza-se Feira Nacional do Oeste (FENAOESTE), no Parque de Exposições General Serafim Dornelles Vargas, com a realização de diversos shows musicais, em 2012 teve a participação de Fernando e Sorocaba e de Paula Fernandes, além de cantores regionais.
Entre todos os eventos relacionados à tradição, os maiores são:
- Semana Farroupilha
- Rodeio Internacional do Mercosul
- Volteada Internacional do Centro Nativista Boitatá
- Festival Ronda de São Pedro
- Festival da Barranca
O município dispõe de seis Clubes Sociais, sendo que três (Associação Atlética Banco do Brasil, Clube Comercial e Clube Recreativo Samborjense), tem área de lazer e piscinas à disposição dos seus associados, além dos Círculos Militares.
Apesar da comunidade ser composta por várias religiões (Católica, Evangélica, Metodista, Assembléia de Deus, Adventista, Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Espírita ...), a que mais se destaca é a Católica, contando com duas Paróquias, sendo a de São Francisco de Borja situada no centro da cidade e a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, situada no bairro do Passo, que atende a todo o bairro, suas adjacências e também a todo o interior do município.
A economia do município é baseada na agropecuária, principalmente no plantio e beneficiamento de arroz, no plantio de soja e na criação de gado de corte.
O setor primário contribui com 61% do PIB do município, a indústria com 22%, o comércio com 11% e o setor de Serviços com 6%.
Redes Sociais